Cartões coletados no Papa Cartão do TJPA se transformam em troféus e medalhas aos servidores
24 de dezembro de 2018

Conheça o projeto itinerante do Papa Cartão no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

 

Em novembro de 2016, a Comissão A3P do CBMDF, em parceria com a R.S. de Paula e com a Plastivida / Instituto do PVC, instalaram dois Papa Cartão em suas unidades. O Papa Cartão é uma máquina exclusiva para coleta de cartões plásticos inválidos, que promove o descarte seguro e correto e evita que um material 100% reciclável seja descartado incorretamente no meio ambiente.

Desde agosto de 2017, o CBMDF iniciou um movimento itinerante do Papa Cartão nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, afim de estar mais próximos dos bombeiros militares. O Papa Cartão itinerante, instalado nas áreas comuns das unidades, facilitam o acesso dos militares para fazerem o descarte correto dos cartões plásticos vencidos e também oferece a oportunidade do público externo participar da campanha, por meio do Programa Bombeiros nas Quadras.

A campanha tem dado tão certo que os dois coletores Papa Cartão já passaram pelos prédio Administrativo do Colégio Militar Imperador D. Pedro II, CEFAP, CESMA, COSEA, SIERRA III, GPRAM (Grupamento Especializado em Proteção Ambiental), Capelanias, e nos 7º, 9º, 15º, 22º, 37º e 41º GBM, e ainda já contam com o cronograma do Papa Cartão itinerante para 2019.

A reunião da Comissão A3P de Sustentabilidade do CBMDF realiza ocorrem bimestralmente e buscam estratégias para disseminar práticas voltadas a gestão de recursos, sendo o Papa Cartão um case de sucesso que também estará inserido na premiação do Programa de Eficiência dos Recursos.

O Programa RC – Reciclagem de Cartão, por meio do Papa Cartão, está alinhado com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e visa o gerenciamento integrado de cartões plásticos pós-uso. A iniciativa atende aos princípios de responsabilidade socioambiental e constitui uma ação sólida que exige mudança de atitude e de prática. Além disso, implementa a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, visando minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos em aterros, bem como reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

É considerada uma estratégia inovadora para a administração pública, pois busca adotar e internalizar os 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Como uma estratégia de sensibilização, interatividade e envolvimento dos servidores públicos, os produtos sustentáveis orientam o protagonismo e promovem mudanças de atitudes e hábitos, incentivando o reaproveitamento e reciclagem de cartões pós-uso que seriam jogados no lixo.

Se junte a essa campanha!

Saiba mais: www.papacartao.com.br
Tel. 11 2236-2827

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *