AMTU adere ao Papa Cartão e implementa o programa de reciclagem de cartões de transporte urbanos
22 de janeiro de 2019
Mais de 10 mil cartões pós-consumo são coletados no Papa Cartão do TJRJ
18 de março de 2019

Programa RC – Reciclagem de Cartões é finalista do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

Nesta 4ª-feira, 13 de fevereiro, ocorreu a premiação da 12ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, um dos maiores prêmios nacionais do segmento.

O objetivo da premiação é reconhecer os projetos de empresas, pessoas físicas e estudantes, cuja atuação sirva de referência para o desenvolvimento sustentável e promova impactos positivos na sociedade. Projetos de várias regiões do país participaram dessa edição, trazendo nas apresentações seus ideais de empreendimento sustentável desenvolvidos nas categorias Ambiental, Econômica, Social e Educação.

O Programa RC – Programa de Reciclagem de Cartões, finalista da premiação, é uma iniciativa pioneira de coleta seletiva criada pela R.S. de Paula em 2011 para promover a reciclagem de cartões plásticos pós-consumo, como os cartões magnéticos e com chip, habitualmente descartados no lixo pelas pessoas. Por meio de um sistema de logística reversa, o programa disponibiliza coletores denominados Papa Cartão, que é uma ferramenta sustentável, interativa e dinâmica, na qual os cartões são coletados de forma segura e triturados por meio de uma manivela manual, sem o uso de energia.

Baseado nos conceitos da economia circular e da PNRS Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Programa RC – Reciclagem de Cartões assegura o descarte seguro e correto de cartões plásticos. O objetivo é proporcionar aos emissores de cartões, e também ao usuário de cartões, a logística reversa desse material e reduzir o impacto negativo do plástico ao meio ambiente.

O programa tem buscado não só reaproveitar os cartões coletados em sua cadeia produtiva, mas também transformá-los com eficiência em produtos de baixo impacto ambiental. O gerenciamento dos cartões coletados inicia-se com processos de tratamento – que envolvem a triagem, a trituração e a produção mecânica de placas – e em seguida a transformação – originando novos cartões ou novos produtos sustentáveis. O processo produtivo utiliza tecnologia limpa, simples e sustentável, que assegura a eficiência no processo de transformação de novos produtos através da fabricação de chapas mosaico. No processo de transformação, a reciclagem mecânica é priorizada, utilizando pouca água e menos energia.

O programa já faz parte da agenda de sustentabilidade de grandes empresas e organizações como a Unimed, Porto Seguro, Braskem, SESC, órgãos públicos e outros. Com a logística reversa e economia circular dos cartões, o programa oferece a oportunidade de atender as metas ODS2030 Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, como:

  • Meta 11 “reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros”,
  • Meta 12 “reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso, e incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações sobre sustentabilidade em seu ciclo de relatório”, e
  • Meta 14 “prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes;

Os resultados são muitos, muitas vezes intangíveis. Desde o lançamento, o Programa RC – Reciclagem de Cartões já contou com mais de 100 parceiros, tanto públicos como privados, e já disponibilizou mais de 200 Papa Cartão em diversas regiões do país, resultando em mais de 3.000.000 cartões coletados, equivalendo a 16 toneladas, volume esse que estaria em aterros sanitários ou em corpos hídricos. Mais de 250mil cartões pós-consumo coletados em órgãos públicos foram descartados corretamente e transformados em produtos sustentáveis.

Saiba mais: www.papacartao.com.br
Tel. 11 2236-2827 – R.S. de Paula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *